17 de maio de 2013

Em 1831 Mr. Anjo Chaves anuncia aulas de dança em São Paulo

Há muito tempo venho acompanhando uma discussão escrita sobre a atribuição do início das aulas de dança no Brasil à Madame Poças Leitão. Também à sugestão de que talvez a ela dever-se-ia atribuir o início destas atividades na cidade de São Paulo e não no Brasil.

Por curiosidade tentei localizar o primeiro periódico paulistano, imaginando que se alguém ministrasse aulas na cidade de São Paulo, poderia ter feito um anúncio. Encontrei "O Farol Paulistano". 

Segundo Carlos Eduardo França de Oliveira, no artigo ""O Farol Paulistano" (1827-1831): as luzes da política nos primórdios da imprensa em São Paulo" acessado em 17 de maio de 2013 (http://www.brasiliana.usp.br/node/775):

Marco inicial da imprensa periódica em São Paulo, 
o jornal O Farol Paulistano veio a público em 7 de fevereiro de 1827 
e encerrou suas atividades cerca de quatro anos mais tarde, 
pouco após a abdicação de D. Pedro.

Sem muitas esperanças comecei a procurar e para minha surpresa, de fato encontrei. Na página 1936 do número 455 de 24 de fevereiro do ano de 1831 há um anúncio de um professor de dança que se auto denomina "Mr. Anjo Chaves".


Página 1936 do primeiro periódico publicado na cidade de São Paulo, intitulado "O Farol Paulistano", com edições entre 1827 e 1831. Na parte superior direita há um anúncio de aulas de dança de sociedade ministradas por um professor que se auto denomina Mr. Anjo Chaves.

O anúncio completo informa:

" - Mr. Anjo Chaves Professor de Dança 
torna a participar ao respeitavel Publico, que
em sua caza rua de S. Bento n.6 da lições de
dança a todas as pessôas que de seu prestimo e
arte se quiserem utilisar: insina-se o que requer
uma educação cuidadosa, sendo a dança uma
qualidade que embelesa, e orna as pessôas civilizadas,
por ser o metodo Francez com que se propõe
a insinar, o mais seguido, e o mais adoptado
em todas as capitaes d´Europa, servindo não só
para o entretenimento que ministra a dança, como
para a polidez do porte, movimentos, atitudes
e maior civilidade. Tambem se compromette o
annunciante a dar lições por cazas particulares;
assim como a ensaiar, e dirigir bailes no melhor
gosto annunciado."


São muito curiosos os outros anúncios que se seguem e podem nos soar estranhos hoje, mas, parecem referir-se a escravos fugidos, afinal, era tempo em que a escravidão ainda existia oficialmente. Nos permitem sentir um pouco do que a sociedade da época vivia. Notemos o contraste, um anúncio falando em aulas de dança, educação cuidadosa, pessoas civilizadas, seguido por outros sobre fugas de escravos.

Ao rodapé da página lê-se: "S. Paulo. Na Typographia do Farol Paulistano: Anno de 1831."

Encontrei uma foto da Rua São Bento, Cidade de São Paulo somente datada do ano de 1887, portanto, 56 anos após o anúncio de Mr. Anjo Chaves. Mesmo com todo este tempo passado após o anúncio, a fotografia ainda mostra uma cidade no início de seu desenvolvimento.


Rua São Bento, cidade de São Paulo no ano de 1887.
Foto de Militão Augusto de Azevedo.
Acesso em 17 de maio de 2013.
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/brasileiros/militao-augusto-de-azevedo/


Este registro é de 21 anos depois da data do início das aulas de dança no Rio de Janeiro, pelo professor Luís Lacombe, que, a mando de Dom João VI, teria vindo da Europa, conforme registra Leonor Costa no capítulo “200 Anos de Muitos Bailes!”, do Volume 1 da obra "200 anos de Dança de Salão no Brasil", organizada por Marco Antonio Perna e publicada pela Amaragão Edições de Periódicos em 2012Lembremos que neste ano, 1831, nem o Cassino Fluminense, no Rio de Janeiro, havia sido inaugurado. 

Seria ele, Mr. Anjo Chaves, o primeiro professor de danças de sociedade da cidade de São Paulo? Não há como ter certeza. Mas, se este professor anunciava aulas em 1831, a primeira professora não poderia ter sido Madame Reynold Poças Leitão, que segundo Marco Antonio Perna em seu capítulo intitulado "Pequena história da Dança de Salão na cidade de São Paulo", publicado na página 111 do Volume 4 da referida obra "200 anos de Dança de Salão no Brasil", iniciou suas aulas somente em 1915. 

Acredito que seja interessante aprofundar as pesquisas em periódicos antigos para identificação de outros possíveis nomes de professores de dança que fizeram parte da história da cidade de São Paulo antes de Poças Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário