24 de setembro de 2013

História da Dança de Salão no Brasil: século XVIII e alguns antecedentes

Ontem foi publicado o artigo História da Dança de Salão no Brasil: século XVIII e alguns antecedentes, na revista Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires).

O artigo discute alguns recortes históricos sobre as Danças de Baile, dentre as quais a Dança de Salão que se proliferou a partir do século XVIII.

Estudos sobre este período histórico são difíceis de se proceder porque a imprensa oficial brasileira teve início apenas no século XIX. Desta forma, investigações de tempos anteriores demandam a busca por outra natureza de documentos, como por exemplo, registros de viajantes que visitaram o Brasil em séculos passados.

Assim, esta pesquisa permitiu a percepção de que várias localidades brasileiras vivenciavam, no século XVIII, Danças de Baile, dentre elas, Minuetos, Contradanças e inclusive a Valsa, a primeira Dança de Salão.

A literatura registra a concepção de que a identificação de professores de dança, em dado tempo e local, pode funcionar como indicativo de quanto se dançava. Por isto, atentou-se especialmente à busca por nomes de professores, sendo que cinco deles foram identificados atuando com regências, ensaios e ensino destas danças. O reconhecimento destes nomes pode ser considerado como indicativo da provável existência de muitos outros.

Como estas informações não estão disponibilizadas na literatura mais tradicional da área, acredita-se que o artigo traga uma nova contribuição para o conhecimento histórico da Dança de Salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário