8 de novembro de 2013

Izabela Lucchese Gavioli e a coluna da dama no Zouk

Izabela Lucchese Gavioli sempre escreveu textos brilhantes na coluna Dança & Saúde da Revista Dança em Pauta

O último, “Zouk, cambré e dor na coluna”, é, sem dúvida, mais uma preciosidade.

Que o Zouk exige muito da coluna de uma dama, favorecendo lesões mais que outras danças não é exatamente uma novidade para praticantes desta arte que vivem na pele, ou melhor, na coluna, este problema.

Então, o que há de extraordinário neste artigo é a forma como Izabela explica os riscos, aborda prevenções e registra claramente o problema da atuação de profissionais sem formação na área. 

Izabela embasa-se cientificamente e é contundente, assumindo corajosamente a exposição de conteúdos como:

Em nosso entendimento, o zouk não é adequado para alunos com doenças de coluna como espondilolistese (deslizamento de vértebras), hérnias de disco e osteoporose, só para citar alguns exemplos. Alunos com grande volume abdominal também não devem praticá-lo, pois seu centro de massa estará grandemente deslocado; além de não ser seguro, comprometerá a correta execução dos movimentos.

O fato é que o Zouk, embora seja um entretenimento, não é uma brincadeira e pode acabar mal. Em 2005 publiquei no livro “Dança de Salão, a caminho da licenciatura”, meu próprio caso, em que acabei com uma hérnia de disco cervical durante um Zouk. Cheguei a ouvir o rompimento no momento em que ocorreu. Estas experiências, das quais não sou a única vítima, aliadas ao olhar preciso de profissionais atentos e responsáveis como Izabela, precisam ser disseminadas para que os novos na dança estejam mais protegidos do que nós estivemos quando iniciamos.

Parabéns mais uma vez a Izabela e à Dança em Pauta, por trazerem a baila, de forma fundamentada, um assunto tão relevante para a saúde da dama.

Um comentário:

  1. Obrigada, Maristela! Me sinto encorajada pelo feedback de outros profissionais consonantes. Por favor, me deixe saber que outras questões poderiam ser de seu interesse, para que as estudemos nos próximos artigos. Um grande abraço!

    ResponderExcluir