O que foi possível levantar é que seu nome "Pedro Maria Colona" consta no periódico brasileiro O Patriota, no ano de 1813, em uma lista de "Subscritores á segunda Assignatura de Patriota".
O nome Pietro Colonna (175?-181?) consta em fontes portuguesas como mestre de dança com atuação para a corte da rainha em datas mais remotas, como dançarino em 1767 e como mestre de dança do príncipe em 1775. Em 1780 passou a coreógrafo da corte. Provavelmente, veio de Gênova, na Itália, seu país de origem.
Esperamos ter acesso no futuro a documentos que contarão mais alguns capítulos sobre esta parte da história da dança de salão no Brasil...
Outra questão interessante sobre Colonna é trazida no livro abaixo:
O que se pode entender é que Pedro Maria Colonna, ou Pietro Colonna, era o mestre de dança da família Real no Brasil em 1813...
Fontes:
- Brito, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge University Press, 2007
- Pinheiro, Ligia Ravenna. YES, VIRGINIA, ANOTHER BALLO TRAGICO: THE NATIONAL LIBRARY OF PORTUGAL’S BALLET D’ACTION LIBRETTI FROM THE FIRST HALF OF THE NINETEENTH CENTURY. Dissertação. Program in Dance Studies The Ohio State University, 2015.
- http://www.italianopera.org/compositori/M/c219534.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário