4 de agosto de 2016

Mestre de dança Pedro Maria Colonna pede ao governador do reino para vir ao Brasil em 1809

A digitalização de documentos vem favorecendo as pesquisas, mas ocorre também ao seu tempo. Pedro Maria Colonna solicita ao príncipe regente D. João, em 1809, para ter seus ordenados de 1808 pagos e vir ao Brasil. Há nova solicitação em 1810, desta vez ao governador do reino D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho na Fragata Carlota. É possível cogitar que seu pedido de 1809 foi rejeitado e o de 1810 também, pois não há indícios de que tenha aportado no Rio de Janeiro à bordo da Fragata Carlota.

O que foi possível levantar é que seu nome "Pedro Maria Colona" consta no periódico brasileiro O Patriota, no ano de 1813, em uma lista de "Subscritores á segunda Assignatura de Patriota".

O nome Pietro Colonna (175?-181?) consta em fontes portuguesas como mestre de dança com atuação para a corte da rainha em datas mais remotas, como dançarino em 1767 e como mestre de dança do príncipe em 1775. Em 1780 passou a coreógrafo da corte. Provavelmente, veio de Gênova, na Itália, seu país de origem.

Esperamos ter acesso no futuro a documentos que contarão mais alguns capítulos sobre esta parte da história da dança de salão no Brasil...





Outra questão interessante sobre Colonna é trazida no livro abaixo:



O que se pode entender é que Pedro Maria Colonna, ou Pietro Colonna, era o mestre de dança da família Real no Brasil em 1813...




Fontes:

  • Brito, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge University Press, 2007
  • Pinheiro, Ligia Ravenna. YES, VIRGINIA, ANOTHER BALLO TRAGICO: THE NATIONAL LIBRARY OF PORTUGAL’S BALLET D’ACTION LIBRETTI FROM THE FIRST HALF OF THE NINETEENTH CENTURY. Dissertação. Program in Dance Studies The Ohio State University, 2015.
  • http://www.italianopera.org/compositori/M/c219534.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário