5 de agosto de 2011

Produção textual em dança de salão

 
Nenhum dançarino é suficientemente bom sem sólida base de saberes teóricos. Há muito que se discute o fato de que sem conhecimento teórico a pragmática da dança de salão esvazia-se de sentido. O inverso é verdadeiro, o teórico que nunca desfrutou plenamente da vivência, não tem como entender sobre o que lê ou escreve.  

Então, o dançarino que não tem conteúdo teórico acaba por fazer o papel de realizar movimentos sem noção de seu significado técnico-sócio-histórico, resumindo-se a um mero executador desprovido de acervo para pensar sua própria dança.

Em se tratando de professores e coreógrafos, a gravidade é maior, implicando até mesmo em risco para a integridade psicológica e física da pessoa que trabalha, sem falar que sua função em muito assemelha-se a de um recreacionista.

Esta consciência tem provocado um crescimento quantitativo e qualitativo da produção de textos sobre dança de salão. Hoje, esta arte já é tema abordado em livros, artigos científicos, textos informais, produções acadêmicas e trabalhos para eventos.

Reunir estes materiais para concentrar as possibilidades de aprofundar o conhecimento ainda é um desafio. Uma das razões reside na questão do uso, ainda pouco explorado, dos indexadores ou outras estratégias de aglutinação de tais fontes.

O propósito deste espaço é disponibilizar artigos novos e indicações das mais variadas referências bibliográficas para auxiliar alunos, dançarinos, pesquisadores e escritores dedicados à dança de salão, a ampliarem seu rol de leituras.

Indicações de outros trabalhos são bem vindas e podem ser encaminhadas pelo e-mail: maristela.zamoner@gmail.com.

Em breve traremos os primeiros artigos.

Sejam bem vindos a apreciar a construção formal do conhecimento em dança de salão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário