9 de agosto de 2011

O Bolero e sua história

Este mês tive o prazer de publicar um artigo científico sobre o bolero, em co-autoria com  Cristovão Christianis (http://www.cristovaoekatiusca.com/).

O desenvolvimento de todo trabalho, que abarcou alguns anos, foi surpreendente para mim. Trabalhar em parceria, geralmente, é uma tarefa difícil, mas, com Cristovão, foi muito produtivo e agradável.

Tive o privilégio de conhecê-lo durante a pós-graduação em dança de salão, quando ministrou o módulo de Danças Brasileiras. Nesta ocasião, como docente, ele colocou a proposta de pesquisa em sala de aula. O que seria um trabalho simples acabou tomando vulto, então, convidei-o à co-autoria para publicação como artigo científico. As discussões que tivemos (integralmente via skype e e-mails), resultaram em um trabalho consistente e ímpar até o momento.

O que motivou a produção foi a ausência de explicação satisfatória a respeito da relação histórica entre os boleros primogênitos, supostamente europeus, de compasso ternário e os boleros latino-americanos, de compasso binário ou quaternário. Nosso artigo apresenta uma possível explicação para tal questão que se apresenta na história desta dança encantadora.

O processo vivido até o momento da publicação nos oportunizou um crescimento significativo devido à quantidade de bibliografias exploradas e aos profícuos debates skypeanos que tivemos.

Registro aqui meu agradecimento a este grande profissional, que trouxe direcionamentos decisivos para qualidade final deste trabalho que foi, até o momento, a produção em co-autoria mais produtiva da qual pude participar.

Para conferir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário