É sabido que a cientificidade de uma
área exige o uso de uma terminologia que não seja ambígua, de denominações plurivalentes e múltiplas, nem utilize
termos homônimos, polissêmicos e sinônimos. Entretanto, na área da Dança
de Salão, esta base não está estabelecida, inviabilizando a segurança de seu
ensino, a precisão e unicidade da comunicação profissional.
Mês passado publiquei o artigo “Dança de salão, uma
análise das referências bibliográficas utilizadas na produção científica”
(http://www.efdeportes.com/efd171/danca-de-salao-na-producao-cientifica.htm) registrando o fato de que, por exemplo, um mesmo termo é utilizado para conceitos distintos.
Para iniciar, com alguma consistência, o
enfrentamento desta questão, trago algumas propostas no artigo: “Conceitos e definição de Dança de Salão”
(http://www.efdeportes.com/efd172/conceitos-e-definicao-de-danca-de-salao.htm). Este trabalho traz uma retomada histórica
focada no que caracteriza a Dança de Salão, uma proposta de definição e sua
comparação com modalidades adjacentes para as quais são sugeridos conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário