13 de setembro de 2012

Conceitos e definições para Dança de Salão


É sabido que a cientificidade de uma área exige o uso de uma terminologia que não seja ambígua, de denominações plurivalentes e múltiplas, nem utilize termos homônimos, polissêmicos e sinônimos. Entretanto, na área da Dança de Salão, esta base não está estabelecida, inviabilizando a segurança de seu ensino, a precisão e unicidade da comunicação profissional.

Mês passado publiquei o artigo “Dança de salão, uma análise das referências bibliográficas utilizadas na produção científica” (http://www.efdeportes.com/efd171/danca-de-salao-na-producao-cientifica.htmregistrando o fato de que, por exemplo, um mesmo termo é utilizado para conceitos distintos.

Para iniciar, com alguma consistência, o enfrentamento desta questão, trago algumas propostas no artigo: “Conceitos e definição de Dança de Salão” (http://www.efdeportes.com/efd172/conceitos-e-definicao-de-danca-de-salao.htm). Este trabalho traz uma retomada histórica focada no que caracteriza a Dança de Salão, uma proposta de definição e sua comparação com modalidades adjacentes para as quais são sugeridos conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário