29 de maio de 2012

Tese de doutorado referencia o livro “Sexo e Dança de Salão”

MARIA INÊS GALVÃO SOUZA, concluiu seu doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com a tese intitulada “Espaços de dança de salão no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro: tradição e inovação na cena contemporânea”.

Segundo a autora, a pesquisa objetivou “discutir o universo simbólico dos espaços de dança de salão a partir de uma análise das representações dos conceitos de tradição e inovação expressos nos discursos dos atores sociais dos bailes, bem como dos atores privilegiados, ou seja, aqueles considerados pelo próprio campo como os principais sujeitos do movimento de formação e disseminação da dança de salão” (grifo meu).

Já na Introdução, página 23 a autora registra 3 publicações interessantes:

“O estudo que se aproxima um pouco da presente pesquisa, intitulado Prática e ensino de dança de salão, comportamento social e drogadição: confusões e preconceitos investigou a representação da dança de salão no meio acadêmico de Curitiba. A autora Maristela Zamoner, mestre em ciências biológicas pela Universidade Federal do Paraná, identificou que no grupo de acadêmicos curitibanos existem percepções confusas e preconceitos em relação à dança de salão. Zamoner publicou também um livro chamado Sexo e dança de salão (Editora Protexto, 2007) identificando outros preconceitos que relacionam sexo a dança de salão. A autora escreveu também um artigo publicado na revista digital Lecturas: Educación Física y Deportes que relaciona a dança de salão à educação ambiental.

Gradativamente a dança de salão vem se solidificando no ambiente acadêmico de forma séria.

Parabéns à autora pela pesquisa.

Confira em: http://dasartesdocorpo.files.wordpress.com/2011/10/tese-espacosdedancadesalaonocenario.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário