18 de outubro de 2012

Sobre “Pequenos passos, grande saúde”


Desde o lançamento da revista Dança em Pauta, acompanho as publicações. 


Uma das colunas mais interessantes do periódico dedica-se a um tema de importância indiscutível: “Dança e Saúde”. A autora da coluna é Izabela Lucchese Gavioli, médica, especialista em Reumatologia e Medicina do Esporte, mestranda em Artes Cênicas, atuante e estudiosa sobre os benefícios que a dança pode trazer e também as lesões decorrentes dela. 


Seus artigos apresentam assuntos pouco ou nada abordados pela literatura tradicional. Ontem foi publicado em sua coluna o texto “Pequenos passos, grande saúde”. Com muita qualidade, como é o padrão da autora, abordou questões seríssimas sobre a saúde infantil na sociedade contemporânea e algumas das contribuições que podem ser dadas pela prática da Dança de Salão. Vejo a publicação também como um raro registro a respeito dos problemas que podem haver no trabalho com crianças, quando feito por pessoas sem formação e que desconhecem noções sobre o corpo humano e seu desenvolvimento. Todos os profissionais que trabalham com crianças deveriam “estudar” o texto de Izabela e refletir sobre cada uma de suas ações. Muitos dos danos provocados por profissionais despreparados seriam evitados, se a pragmática da leitura de materiais deste gabarito fosse uma realidade. 


Deixo aqui meus parabéns à autora que nos brinda ainda, com a coragem de tecer crítica à prática de passos aéreos em salões, que para muitos ainda é razão de fúria, provocando defesas emocionadas, às vezes até desprovidas de lógica.


Confira em: http://www.dancaempauta.com.br/site/artigo/pequenos-passos-grande-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário