30 de julho de 2012

Bibliografias utilizadas na pesquisa em Dança de Salão


Em uma das várias trocas de e-mails com o colega Marco Antônio Perna, surgiu-nos a dúvida sobre a literatura de Dança de Salão mais utilizada na pesquisa científica da área. Esta curiosidade levou-me a uma investigação que foi publicada ontem. Destaco das conclusões:

 

·         O livro mais citado é “Samba de Gafieira, a história da Dança de Salão Brasileira”, de Marco Antonio Perna, cuja primeira edição é de 2001 e a segunda de 2005. Em segundo lugar, um livro cujo público alvo é muito mais restrito, professores: “Dança de Salão a caminho da licenciatura”, de Maristela Zamoner, única edição até agora, datando de 2005;

·         Constatou-se que a maioria dos trabalhos científicos produzidos na área da dança de salão não contam com nenhum livro de Dança de Salão em suas referências bibliográficas, o que sugere possível carência de embasamento teórico dos autores ou de títulos;

·         São utilizados, como referências bibliográficas, textos de dança esportiva, danças de outras modalidades e estrangeiros, o que sugere ainda possível desconhecimento das distintas conceituações nacionais de dança de salão, bem como das peculiaridades brasileiras. Esta constatação revela que a conceituação de dança de salão ainda é confusa na literatura;

·         É importante que os pesquisadores apropriem-se e valorizem os conteúdos dos livros e textos de cunho científico brasileiros para que a pesquisa nacional solidifique-se com base em fontes compatíveis com a natureza do objeto de estudo;

·         A falta de conhecimento do embasamento teórico apropriado pode resultar em produtos científicos de dança de salão passíveis de distorções, por fundamentarem-se em fontes que não condizem com a realidade brasileira e técnica desta arte.

 

Confira em: http://www.efdeportes.com/efd171/danca-de-salao-na-producao-cientifica.htm

 

Os resultados desta pesquisa despertaram-me o desejo de investigar as características históricas da Dança de Salão que são importantes para que uma definição exclusiva seja construída e comparada com conceitos a serem propostos para as danças que com ela são confundidas.

 

Esta pesquisa está em fase de revisão e logo deve ser publicada.

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