11 de maio de 2013

Izabela Gavioli brilha de novo em: "Gestação e dança de salão"


Tornei-me fã de Izabela Lucchese Gavioli quando li o artigo “Dança de Salão: o remédio e a bula”, publicado na Revista Dança em Pauta em julho de 2010. Desde então não perco nenhum de seus artigos nesta revista, coluna Dança & Saúde. Aliás, escolha precisa da colunista, mérito de Keyla Barros, editora da Revista Dança em Pauta.

Izabela é uma raridade preciosa para a Dança de Salão. Formada em medicina, especialista em Reumatologia e Medicina do Esporte, mestranda em Artes Cênicas, bailarina, professora de Dança e Saúde em pós-graduação da PUC-RG, carrega uma vasta experiência na área de lesões na dança. Seus artigos são peças raras de registros que unem os conhecimentos de Dança de Salão e Saúde. São únicos.






Quando troquei os primeiros e-mails com ela vi ainda outro valor que poucos tem: ela não aceita ideias mal fundamentadas e não se cala.

Estou finalizando mais dois livros e um deles traz assuntos em que foram feitas diversas citações dos textos de Izabela, não havia como ser diferente, são abordagens pioneiras e que navegam sozinhas na pouca literatura da área.

Hoje, li um novo artigo dela que é outra pérola. A ideia de abordar a gravidez e a Dança de Salão no dia das mães, segundo Keyla Barros, foi de Déborah Godoy uma das modelos fotografadas no artigo e parte da equipe da Revista Dança em Pauta. Por sinal, uma ideia muito inteligente para a ocasião. Izabela, como é o seu padrão, trouxe informações valiosas e, porque não, corajosas ao registrar informações sérias, independente das polêmicas que já causaram, por exemplo:

“...cabe recomendar cautela com relação a ritmos mais saltitantes, como o Lindy Hop, e outros que trabalhem com extremos de oscilação axial, como o zouk”.

Sábia, registrou a ressalva da falta de fontes científicas e não foi incisiva com tal cautela ao tratar de outros ritmos.

Tema brilhante para o Dia das Mães e sensacional no conjunto de informações que trouxe.

Não tenho como deixar passar, mais uma vez: Parabéns Izabela!

2 comentários:

  1. Maristela, que encantadoras palavras! Teu parecer e teu apreço, sendo tu também uma pesquisadora em dança, são para mim muito importantes.
    Devo atribuir o mérito da escolha do tema à editora da revista, Keyla Barros. Juntas planejamos o roteiro da sessão de fotos para que pudéssemos ilustrar os aspectos mais importantes do texto.
    De conteúdo, busquei as evidências científicas do tema e procurei mesclar com as vivências e testemunhos de nossa prática em dança de salão. É sempre um desafio encontrar estas intersecções, uma vez que as fontes científicas na área (com boa metodologia, e publicadas em periódicos científicos de impacto)são escassas. Creio que é válido começarmos desta forma; daqui a alguns anos, talvez, a comunidade científica afeita à arte possa desenhar estudos que venham a testar estas hipóteses que, no momento, identificamos apenas como tendências.
    E as polêmicas? Bem, somos também artistas, portanto sabemos que a paixão nos habita. Entretanto, na hora da "polêmica", procuro abrir bem os olhos, experimentar os dois (ou mais) lados da questão, neutralizar os vieses emocionais e buscar o que há de evidência objetiva na área. E assim nos manifestamos, seja qual for o desdobramento. O diálogo está sempre aberto a quem posicionar-se com elegância e argumentação consistente. Me alio às tuas fileiras nesta luta!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulho e uma responsabilidade ter ambas como colunistas da Dança em Pauta! Duas estudiosas da dança que tem o dom da palavra, cada uma com um estilo muito particular. O resultado não poderia ser outro.

    Feliz em poder ser parceira de vcs no desenvolvimento deste trabalho!

    beijos

    ResponderExcluir