19 de abril de 2013

Sertanejo é Dança de Salão?

Esta semana tive a curiosidade de saber que Dança de Salão o público curitibano mais procura em escolas de dança. Como estas instituições vivem deste público, certamente ofertam o que é mais procurado por ele, uma questão natural do mercado. 

Fiz uma busca no Google com as palavras chave: escolas Dança de Salão Curitiba. Em seguida elenquei as dez primeiras escolas cujos sites foram indicados em links não patrocinados. 

São elas na ordem em que aparecem: 
  1. Dance Sempre
  2. Almir Lima
  3. Cido Arruda
  4. Carlinhos Moro e Katia Souza
  5. Flor de Lotus
  6. Sandra Ruthes
  7. Walmir Secchi
  8. Edson Carneiro
  9. Gestual
  10. Oito Tempos
Acessei todos os sites e anotei os nomes das danças que ofereciam como Dança de Salão. Por fim, somei em quantas escolas cada dança foi citada obtendo o seguinte resultado:


Bolero 10
Forró 10
Salsa 10
Samba 10
Sertanejo 10
Tango 10
Zouk 9
Soltinho 7
Cha-cha-chá 6
Valsa 5
Merengue 4
Dança gaúcha 3
Rock 3
West Coast 2
Roda de cassino 2
Milonga 1
Lindy hop 1
Lambada 1
Discoteca 1

Seis danças são oferecidas por todas as 10 escolas, provavelmente, por serem as mais procuradas: Bolero, Forró, Salsa, Samba, Sertanejo e Tango.

O que chama a atenção entre as danças mais procuradas é a denominada "Sertanejo", que não é encontrada na literatura como uma Dança de Salão. Ao retomarmos algumas definições percebemos algo curioso:

Dança de Salão – é a arte conservacionista que se universaliza em práticas sociais, não cênicas, nem esportivas, consistindo na interpretação improvisada da música através dos movimentos dos corpos de um casal independente, quando o cavalheiro conduz a dama.
Exemplos: Samba de Gafieira, Bolero Carioca, Tango, Lambada, Swing (Soltinho).

Dança Social – é a dança recreativa de prática social, não cênica, nem competitiva, sem natureza artística, desprovida de técnica elaborada ligada a sua origem, que se universaliza e consiste em movimentos dos corpos de um casal independente, sob a condução do cavalheiro.
Exemplo: Curinga.

Dança Popular – é uma manifestação cultural de um povo, mantida por prática social, passível de evolução, que não se universaliza, não é competitiva nem cênica. Não é dançada necessariamente com trajes típicos.
Exemplos: Cueca, no Chile, Frevo, no Brasil, ambas danças ainda praticadas; Waltzer, dançada popularmente por volta do século XV em algumas regiões como a periferia de Viena, era mais grosseira que a Valsa, entretanto, deu origem a ela quando adaptada para os salões aristocráticos.

Discoteca – é a dança em que não se formam pares enlaçados, cada indivíduo movimenta-se aleatoriamente, balançando o corpo, pode-se dançar sozinho, um de frente para o outro ou formando círculos de variados tamanhos. Segundo Perna (2005), consiste “em dançar separado da parceira, sacudindo e balançando, com rebolados e amplos movimentos, além de muitas caras e bocas”.
Exemplo: dança da discoteca.

Dança Tradicionalista Social - é dança preservacionista de prática social, não cênica, nem competitiva. Pode ser dançada socialmente com trajes típicos.
Exemplo: Danças Gaúchas disseminadas pelos CTGs.

Dança da Moda – dança que se universaliza por mecanismos midiáticos.
Exemplos: Macarena, Axé.

Fonte dos conceitos: Conceitos e definição de Dança de Salão”. Revista Lecturas Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Ano 17. Número 172. Setembro, 2012. Maristela Zamoner

Analisando estes dados notamos que o Sertanejo não se encaixa com precisão no conceito de Dança de Salão uma vez que não é uma arte conservacionista, ou seja, que evolui guardando qualidades técnicas que remontam a sua origem. É uma dança mais compatível com a definição de Dança Social ou talvez até de Dança da Moda. Outras danças elencadas também fogem da definição de Dança de Salão: Danças gaúchas e Discoteca.

Relembrando o artigo sobre o Soltinho, de Cristovão Christianis, notamos ainda que de fato as escolas não estão oferecendo esta dança em sua totalidade uma vez que apenas 7 delas o citam.

Assim, notamos que o público ainda não conhece bem o que é a Dança de Salão. Mas, o fato das escolas oferecerem o Sertanejo é positivo uma vez que atrai este público oportunizando a aproximação com a Dança de Salão e o contato com suas belezas e encantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário