9 de outubro de 2015

Quem é você na Dança de Salão?

A Dança de Salão provoca reações misteriosas em nós. Acredito que a maior parte das pessoas não se da conta da extensão de seu poder, da influência sobre nossa autoestima e, naturalmente, sobre nosso comportamento. Cada um a seu modo estabelece um tipo de relação com esta arte.

Alguns, ao conhecê-la assumindo certa desenvoltura, começam a ter da dança algo que de certa forma preenche algum vazio. Outros, desfrutam do gozo da dança em si como um prazer mais íntimo. E ainda existem muitas outras formas de ter a dança em nossas vidas.

Seja como for que estejamos neste cenário, é sempre bom que tenhamos ciência sobre o que acontece conosco, para que possamos estar no controle respeitando o palco, o salão e, especialmente, nosso par.

Abaixo seguem algumas perguntas que tem como única finalidade favorecer uma reflexão, o que pode ajudar na autoconsciência e posicionamento realista diante de si mesmo. Ao ler as perguntas e suas alternativas "a" e "b", pode ocorrer de não haver uma resposta certa, precisa para nosso caso. Então, é bom escolher a alternativa que mais se aproxima do que sentimos. O ideal é ler a pergunta e as alternativas sem responder imediatamente. Será um bom exercício, a cada pergunta, tentar lembrar de situações correlatas que vivemos, dos sentimentos verdadeiros que tivemos em cada uma delas para então responder.




1. Você se considera um dançarino exemplar?

a. (  ) sim
b. (  ) não

2. Quando você dança em um salão, procura notar se alguém está observando sua dança?

a. (  ) sim
b. (  ) não

3. Se ocasionalmente você está em um salão e percebe que alguém está admirando sua dança, você fica mais atento para fazer movimentos bonitos?

a. (  ) sim
b. (  ) não

4. Imagine por um momento a sua melhor dança, na qual você tem o melhor desempenho. Você preferiria desfrutar dela compartilhando com outras pessoas que tenham a oportunidade de vê-la ou preferiria vivê-la com seu par preferido em qualquer lugar?

a. (  ) compartilhar com outras pessoas além do meu par
b. (  ) desfrutá-la com meu par preferido em qualquer lugar

5. Ao longo de uma dança, em um salão, você consegue manter a atenção em seu par durante toda a dança, ou em alguns momentos se distrai com vontade de fazer movimentos apreciáveis?

a. (  ) as vezes me distraio fazendo movimentos que me parecem apreciáveis
b. (  ) mantenho a atenção em meu par durante toda a dança

6. Quando você procura aprender movimentos novos, pensa primeiro em um movimento divertido ou pensa primeiro se o movimento é bonito?

a. (  ) penso primeiro se o movimento é bonito
b. (  ) penso primeiro se meu par ficaria feliz com o movimento novo

7. Caso você adore fazer determinado movimento e seu par preferido o deteste, você deixa de fazer o movimento que você gosta muito para não chatear seu par ou você pensa que seu par também tem que fazer sua parte para você fazer o que gosta?

a. (  ) as vezes faço o que gosto porque acho que meu par preferido pode me entender e respeitar minha vontade, isto é parceria
b. (  ) deixo de fazer o passo que meu par não gosta

8. Se você frequenta o salão e alguém te convida para participar de um espetáculo de dança com coreografias, você:

a. (  ) pensa imediatamente que a pessoa que te convidou considera sua dança muito boa e tende a querer participar porque será uma experiência legal dividir com os outros a sua dança
b. (  ) pensa que vai dedicar um tempo para uma dança que não é sua e prefere agradecer, não aceitar e continuar dedicando seu tempo para curtir seu(s) par(es) preferido(s) no salão

9. Você se imagina, algumas ou várias vezes, dançando para que outras pessoas o vejam e apreciem sua dança?

a. (  ) sim
b. (  ) não

10. Quando você está se preparando para sair, você escolhe uma roupa e um sapato que se destaquem no salão ou prefere se trajar da forma que seu(s) par(es) preferido(s) mais aprecia(m)?

a. (  ) acho que os trajes que se destacam no salão são mais legais, combinam mais com minha dança e me fazem sentir bem
b. (  ) prefiro que meu(s) par(es) preferido(s) gostem da forma como estou

11. Na situação de dançar para outras pessoas que estejam ali para ver sua dança, compartilhando com você ao ver uma arte linda como a Dança de Salão sendo executada por você, o que sente:

a. (  ) fico feliz quando as pessoas me vêem dançando bem
b. (  ) gostaria de mostrar para as pessoas que elas também podem sentir o prazer da dança

12. O que te atrai em seu par preferido:

a. (  ) com meu par preferido minha dança é mais bonita
b. (  ) meu par preferido é quem tem as reações mais gostosas




Para pensar:

SALÃO: 1 a 4 respostas para letra "a": provavelmente você é um dançarino de salão em sua essência, em geral prefere ver a satisfação do seu par a ser reconhecido por dançar bem ou mostrar para outras pessoas os prazeres da dança. O cuidado a tomar é de não esquecer das regras do salão para satisfazer seu par.

ENTRE O SALÃO E O PALCO: 5 a 8 respostas para letra "a": você transita entre os prazeres do salão e os do palco. Gosta de desfrutar de seu par na intimidade, mas também gosta de compartilhar sua dança com outras pessoas que a admirem.

PALCO: 9 a 12 respostas para letra "a": você prefere o palco, é sempre saudável descobrir o que o leva a preferir o palco, e para você vale a pena procurar experiências com apresentações de dança, seja em iniciativas de outras pessoas ou próprias, para explorar este mundo e se entender nele. Quem sabe você se descobre com um grande talento e desenvolve um trabalho que se torna uma referência. O cuidado a tomar, é não desrespeitar ninguém na busca da sensação de se sentir valorizado e reconhecido.

Estas são apenas sugestões e reflexões que naturalmente variam de pessoa para pessoa, não servem como regra absoluta. Mas podem ser um ponto de partida para nos fazer pensar sobre o que somos para nós e para os outros em cada ambiente de dança onde estamos. É um ponto de partida para entender qual o papel da Dança de Salão em nossa vida, como desfrutamos dela, como a usamos, que espaços vazios ela preenche. Sempre é bom estarmos cientes e no controle sobre o que fazemos com esta arte em nossas vidas, para evitarmos a perda de valores que nos são importantes.

Uma vez que estamos conscientes do que sentimos, do que queremos, do que precisamos, podemos assumir o controle sobre o que fazemos e este é o caminho para que todos fiquem bem e possam aproveitar o melhor da dança, seja curtindo os encantos do salão ou as alegrias de se apresentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário