5 de novembro de 2013

Irmãos Lacombe, descobertas desconhecidas da literatura atual

A disponibilização de periódicos antigos para consultas digitais vem permitindo a descoberta de informações que por muitos anos ficaram totalmente desconhecidas dos estudiosos da Dança de Salão no Brasil. 

A série de publicações "História da Dança de Salão no Brasil" segue trazendo informações que por mais de um século ficaram dispersas em documentos sem organização capaz de trazer significados históricos. Ontem foi publicado o artigo da série dedicado aos irmãos Lacombe, que figuraram no cenário da Dança de Salão brasileira na primeira metade do século XIX.

A história dos quatro irmãos é pouco conhecida, havendo raras referências aos seus nomes, atuação, datas de nascimento, falecimento, vindas ao Brasil e atividades anteriores com dança na Europa. Até agora, nenhum artigo ou outro tipo de material bibliográfico foi publicado no Brasil sobre eles, trazendo dados obtidos por pesquisa sistematizada em periódicos publicados no século XIX, portanto, este artigo é pioneiro. A fonte principal foi o conjunto de todas as edições de 776 periódicos produzidos no século XIX, todos disponibilizados para consulta eletrônica pela Hemeroteca Digital Brasileira a partir de 2012.

As informações descobertas permitem uma compreensão fundamentada do papel que os irmãos Lacombe desempenharam na Dança de Salão do Rio de Janeiro, durante a primeira metade do século XIX.


São aguardadas para as próximas semanas outras publicações sobre a História da Dança de Salão no Brasil do século XIX.

Confira os artigos desta série, já publicados na íntegra, clicando em seus títulos: 

"História da Dança de Salão no Brasil do século XIX e os irmãos Lacombe"
"História da Dança de Salão no Brasil: São Paulo, SP do século XIX"
"História da Dança de Salão no Brasil: século XVIII e alguns antecedentes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário