15 de dezembro de 2013

Todo Tango Studio, Templo de Saberes

Vivemos um tempo curioso. Vejo que hoje é muito mais fácil se obter um título do que conhecimento de fato, e que os caminhos para um e para outro, parecem cada vez mais apartados. O título, deveria sempre ser consequência de conhecimento adquirido. Não é. Não faltam em nossa sociedade titulados desprovidos de conhecimento e sábios sem títulos. Sem falar naqueles que não obtiveram nem conhecimento, nem título. Raros são os titulados com conhecimento e estes, muito frequentemente, não se enquadram na academia.

Um bom exemplo, bem próximo, que revela esta realidade, é dado pela vida de David Antonio da Silva Carneiro, seu conhecimento sobre a história do Paraná e o papel lamentável da academia. O que deveria ser um Templo de Saber, mostrou-se apenas como uma casa de ignorância institucionalizada, sob a égide da arrogância que não passa de uma auto defesa típica da consciência sobre a própria limitação.

Mas, o passar dos anos seleciona o que de fato é consistente. O tempo não parece perdoar tais pequenezas, cedo ou tarde, fazendo justiça.

Precisaríamos aprender com a história, aguçar a inteligência e abrir os olhos para o conhecimento, cuidando com o deslumbre sobre suas pretensas, superficiais, fugazes e funestas etiquetas.

No último dia 11 de dezembro uma oportunidade de saber se abriu para quem tem a humildade e a honesta vontade de aproximar-se do conhecimento sobre a História do Tango. Vania Andreassi proferiu uma palesta no salão do Todo Tango Studio, que emociona quem é ávido por saber mais. Professora, que não se restringiu a obtenção de um único título na vida e detentora de uma caminhada de muita pesquisa, Vania mostrou com a naturalidade dos amantes do conhecimento, que seu saber é tridimensional. Não é como quem se apossa uni ou bidimensionalmente depois de ouvir algo aqui, copiar aquilo ali, usurpar tal lá, participar de acolás e ao final vender-se como grande fonte capaz de esclarecer mitos e difundir as verdades plagiadas como se fossem descobertas próprias. 

Não conheço quem tenha tido uma história mais profunda com o Tango, uma personalidade que vive mais intensamente, desde os pés e corpo que dançam Tango até a mente que sabe Tango. 

A palestra permitiu a quem entendesse sua importância, compreender o que é o Tango, que danças o antecederam, que contextos históricos e étnicos o compuseram, que trajetória musical transcorreu e até preciosidades como a razão pela qual ali se toca esta e aquela orquestra e não fulano, a razão pela qual se busca o abraço, se faz o passo fechado e não aberto, não se usa gancho nesta e naquela situação e tantas outras fundamentações.

Parabéns Vania, pela sua história, pelo conhecimento que você transpira, pelo brilho nos seus olhos, pelo presente valiosíssimo que você dá à Curitiba e, querendo ou não, ao que oportuniza a todos os amantes da Dança de Salão. O seu trabalho, a sua história e a sua luz de paixão transparente pelo Tango me emocionam. Por fim, obrigada por nos abrir suas portas sem intenções além da dança em si e nos permitir participar de um pedaço da sua encantadora e consistente caminhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário